Caraca, youPIX, vocês só falam de selfie? A gente fala do que tá rolando na internet – e tem algo mais hype do que selfie atualmente? O negócio virou fenômeno, objeto de estudo, análise da sociedade, da web e tudo mais. A palavra foi eleita como a do ano de 2013, mas a modinha não dá sinais de que vai passar, muito pelo contrário… ela só se torna mais bizarra!
Uma das principais discussões do selfie é: tiramos selfies por que somos narcisistas ou somos narcisistas por que tiramos selfies? Pois é, o negócio é tão complexo quanto a galinho e o ovo, mas o que fica bem claro é que esse tipo de foto é um símbolo do narcisismo e da sede por atenção que temos nas redes sociais.
James Franco (sim, o ator), escreveu um texto pro New York Times falando sobre isso – já que ele é um dos Reis do Selfie no Instagram (só perde pro Benny). E ele diz na cara dura: ele o faz por atenção – e atenção époder nas redes sociais. Além disso, ele diz que os selfies são uma forma de se apresentar às outras pessoas na rede social. (Como se ele precisasse disso, né?)
Assim como define James Franco, a busca por atenção alcançou um nível diferente: o selfie virou tão comum, tão normal, tanta gente faz, que outras formas tem que ser criadas para conseguir likes. Essa semana mesmo nós comentamos sobre o outro nível a que os selfies chegaram, com o Selfie Olympics… mas o que dizer da mania das últimas semanas? É o Butt Selfie. A tradução? Selfie da bunda. Isso mesmo, tirar uma foto de costas pro espelho mostrando as nádegas é o que tá rolando por aí.
O Daily Dot fez um resumo da história do “belfie“, outra nomenclatura para “butt selfie”. A primeira vez que isso apareceu no Instagram foi em julho de 2012. Segundo o Google, a busca pelo termo começou em julho doano passado. A reportagem nomeia os ícones desse tipo de foto: Jen Selter, supostamente a bunda mais Instagramada do mundo – a moça tem 1,5 milhões de seguidores – e Kim Kardashian, que também aderiu ao butt selfie por motivos óbvios.
Isso tudo é mais um reflexo da reciclagem em tempo recorde da internet. Tudo dura cada vez menos e exige cada vez mais inovação, daí que spin offs bizarros como este surgem a todo momento. Agora resta aguardar pra ver qual será o próximo tipo de selfie que vai bombar. Ganha aquele que chamar mais a atenção.
Comentários
Postar um comentário