![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhjAgWwVaxW_zsUKAmaAiO7tyZJR-W7ddRjllHjAXT5uuhwxWRQEy3hXNucCEb3UwJimKeaZ88blY1SZhyosd_lvP3CWuj92UFukOoriKcjXv1380jXQIyF0Pfussr8LSgQfwgu1euhkDee/s400/07037_mariusz_pudzianowski.jpg)
Recorrer aos anabolizantes NUNCA é o melhor caminho, a vitória não é tão fácil quanto este curto caminho
Os esteróides androgênicos anabólicos, mais conhecidos como anabolizantes, são produtos derivados principalmente da testosterona, hormônio responsável por muitas características que diferem homem e mulher. Eles atuam no crescimento celular e em tecidos do corpo, como o ósseo e o muscular. Segundo pesquisas recentes, a maioria dos usuários dos esteroides é formada por pessoas com mais de 30 anos, caracteristicamente cultas e com renda alta. Normalmente não são atletas.
O uso destes medicamentos é proibido e só deve ser feito com indicação médica, nunca por livre e espontânea vontade. Portanto, fique atento na academia e no ciclo de amigos que conseguem arranjar esses produtos pra você. É preciso saber exatamente o que é, para que serve, como atuam no corpo e de onde vem.
Os mesmos, adquiridos de forma ilícita, podem não ser estéreis e conter outras substâncias que podem gerar efeitos colaterais graves e desestruturar a saúde até mesmo de quem sempre foi um “monstro” saudável no dia a dia.
Por outro lado, podem ser usados clinicamente e, ocasionalmente, desde que prescritos sob orientação médica para repor o hormônio deficiente em alguns homens e para ajudar pacientes soropositivo a recuperar peso. Nos casos de necessidade clínica, os pacientes são indicados a tomar apenas doses mínimas para regularizar sua disfunção.
A procura muitas vezes ocorre na esperança de aumentar a força, competitividade, ajuda na cura rápida de lesões ou mesmo por razões estéticas diversas. Enganos quando cometidos podem comprometer gravemente a saúde. No caso dos homens, podem ocasionar o aparecimento de mamas, redução dos testículos, diminuição da contagem dos espermatozóides e calvície.
Nos adolescentes há comprometimento do crescimento, maturação óssea acelerada, aumento da frequência e duração das ereções, desenvolvimento sexual precoce, hipervirilização, crescimento do falo (hipogonadismo ou megalofalia), aumento dos pelos púbicos e do corpo, além do ligeiro crescimento de barba.
O melhor caminho é ter foco e disciplina nos treinos e na alimentação para chegar aos resultados desejados, que mesmo levando mais tempo poderão ser atingidos com saúde, tenha certeza disso e não deixe de ter paciência para esperar e foco no treino que o profissional indicou a você.
O ideal é buscarmos soluções naturais, e não esquecermos que sem luta não há vitoria, e que caminhos curtos nem sempre levam ao destino correto.
*Milena Nogueira, 36 anos, é carioca, mãe e profissional de educação física. A personal trainer é casada com o cantor Diogo Nogueira e tem dois filhos.
Comentários
Postar um comentário